Um papel melhor<br />
<!--A better paper-->

Um papel melhor

O nosso papel começa o seu percurso bem longe, viajando em diferentes formas até chegar ao seu destino.
Tentamos melhorar diariamente todos os aspetos do nosso processo de produção, pelos nossos clientes, pelo meio ambiente e por nós. A escolha da matéria-prima, o consumo de água e energia, a produção e a gestão dos resíduos e das emissões que geramos. Tudo para produzir melhor papel.

É o compromisso do Grupo Fedrigoni no âmbito da sua estratégia para as questões ESG, constituída por objetivos concretos para os fatores de natureza ambiental, social e de governança.

quer saber mais?]

Vamos falar de celulose <br />
<!--Let’s talk about cellulose -->

Vamos falar de celulose

Algumas pessoas chamam-lhe celulose; nós chamamos-lhe alma. E a nossa é totalmente proveniente de plantações autorizadas.

Desde de 2014 que usamos unicamente celulose com certificação FSC® de Cadeia de Custódia (CdC) ou de Madeira Controlada e, para 2021, planeámos aumentar ainda mais a quantidade de celulose com certificação FSC® de CdC para atingir 87% do total da celulose usada.

Adição de água<br />
<!--Adding water-->

Adição de água

Reduzimos o nosso consumo de água em 6,2% comparativamente a 2019

O nosso objetivo é devolver ao meio ambiente a maior parte da água que usamos no nosso processo de produção. Devolvê-la limpa e com a temperatura correta.
É por isso que as nossas fábricas monitorizam a quantidade de água usada em cada fase de produção e, sempre que possível, utilizam água fria reciclada e substâncias que requerem um menor consumo de água potável.
É por isso que todos os anos trabalhamos para melhorar a capacidade de purificação das nossas fábricas e projetámos uma expansão significativa do atual sistema de tratamento de águas na nossa fábrica de Arco.

Para 2030 elevámos a fasquia ainda mais. Pretendemos recuperar 95% de toda a água utilizada nos processos.

Consumir o mínimo possível de energia, o mais possível de fontes de energia limpa. <br />
<!--Using energy. As little as possible, from the cleanest sources possible. -->

Consumir o mínimo possível de energia, o mais possível de fontes de energia limpa.

Reduzimos o nosso consumo total de energia elétrica em 14,6% comparativamente a 2019

Ao longo de 30 anos, o Grupo Fedrigoni equipou as suas fábricas principais com sistemas de cogeração com turbina alimentados a gás metano, para que fossem praticamente autónomas em termos de produção de energia. Também instalámos, onde era possível, pequenas turbinas para a produção de energia hidroelétrica que, ao utilizarem a água disponível, contribuem com cerca de 5% das nossas necessidades de energia.

Para reduzir em 30% as nossas emissões de gases com efeito de estufa para a atmosfera (emissões – o nosso objetivo para 2030), estamos a trabalhar continuamente na eficiência energética, reduzindo o consumo e utilizando fontes renováveis.

Redução dos nossos resíduos<br />
<!--Reducing our waste-->

Redução dos nossos resíduos

Reduzimos os resíduos da nossa produção em 4,6% comparativamente a 2019

A lama resultante da purificação da água é o principal tipo de resíduo obtido na produção de papéis Fedrigoni. Para o reduzir ainda mais, experimentámos algumas das mais recentes inovações. Na nossa fábrica de Verona, por exemplo, está a ser testada uma nova tecnologia de secagem de lamas para reduzir o volume de produção e para que possam ser disponibilizadas para recuperação noutros sectores.
O nosso objetivo para 2030 é produzir zero resíduos não-recicláveis.

Desenvolvimento de novos produtos

O nosso objetivo é aumentar de 20% para 40% a produção de soluções avançadas para as questões ESG no nosso portefólio de produtos. Como?

Material reciclado

Desenvolvemos alternativas estucadas e não estucadas com um elevado conteúdo de material reciclado, que podem também ser provenientes de resíduos, mas mantendo o máximo possível as características e o desempenho do produto.

Novas soluções para embalagem

Estamos a procurar novas soluções que irradiem naturalidade, minimizando o processamento e a adulteração (massa tintada, não branqueada e não estucada, fibras visíveis).

Fibras alternativas

Como alternativa à celulose, temos vindo a explorar o uso tanto de fibras naturais (algodão, cânhamo, etc.) como de fibras recicladas selecionadas, utilizando, por exemplo, os subprodutos de processos de produção a montante e a jusante da nossa cadeia de valor, com o foco numa economia circular.

Do plástico ao papel

Tentamos substituir o plástico por produtos de papel que tenham um desempenho semelhante. Alguns exemplos incluem papel resistente a arranhões para evitar a película plástica de proteção e a laminação; papel de grande espessura para embalagens de presentes ecológicas e resistentes; papel com tratamento antibolor para substituir o acondicionamento primário em película plástica e papéis certificados para o contacto com alimentos.


Descubra mais sobre nossa jornada de sustentabilidade

Nosso compromisso conforme se desenvolve dentro da política ESG do Grupo Fedrigoni, composto de objetivos concretos para o meio ambiente, as pessoas e a governança.

explore as iniciativas fedrigoni com autoadesivos

Descubra mais sobre nossa jornada de sustentabilidade<br />
<!--Discover more about about our sustainability journey-->